sábado, 26 de junho de 2010

O Caminho Quádruplo


"As tradições xamânicas recorrem ao poder dos quatro arquétipos para viver em harmonia e equilíbrio com o meio ambiente e a própria natureza interior: O Guerreiro, o Curador, o Visionário e o Mestre.
Esses arquétipos se lastreiam nas raízes míticas mais profundas da humanidade, nós também podemos ter acesso a sua sabedoria.  
Quando aprendermos a viver esses arquétipos internamente, começaremos a recuperar a nós mesmos e ao nosso fragmentado universo. 
Os quatro princípios a seguir, cada um baseado em um arquétipo, compõem o chamado Caminho Quádruplo.
Mostrar-se ou optar por estar presente. O estar presente nos permite ter acesso aos recursos humanos do poder, presença e comunicação Este é o caminho do Guerreiro. 
Prestar atenção ao que tem coração e significado. Prestar atenção abre-nos para os recursos humanos do amor, gratidão, respeito e valorização. Este é o caminho do Curador.
Dizer a verdade, sem culpar nem julgar. A verdade que não julga mantém nossa autenticidade e desenvolve nossa visão e intuição interiores. Este é o caminho do Visionário.  
Estar aberto aos resultados, não preso aos resultados. A abertura e o desapego nos ajudam a recobrar os recursos humanos da sabedoria e da objetividade. Este é o caminho do Mestre.  
Em nossa sociedade, expressamos o caminho do Guerreiro pela nossa capacidade de liderança. Expressamos o caminho do Curador por nossas atitudes preocupados em manter nossa própria saúde e a do nosso meio ambiente.
Expressamos o caminho do Visionário através da nossa criatividade pessoal e de nossa capacidade de trazer ao mundo nossos ideais e visões de vida. 
Expressamos o caminho do Mestre pela nossa capacidade de comunicação e conhecimentos construtivos. O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo. Esse é o caminho de todos nós. 
O que for o teu desejo, assim será tua vontade.
O que for tua vontade, assim serão teus atos.
O que forem teus atos, assim será teu destino."

Angeles Arrien- antropóloga americana autora do livro O Caminho Quádruplo.

2 comentários:

Cassiopeia disse...

Qué hermoso. Y muy linda también la foto interactiva.
Saludos

Jorge disse...

Sara, Anjo MIneira!!!

Somos perfeitos, em potencial. Cabe a cada um de nós trazer à tona essa potência. O que a vida nos traz é justamente para que coloquemos tudo isso no nosso dia-a-dia.

Anjo eterno, um beijo deixo em teu coração!
Tenha uma excelente semana!!!