segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Aceite-se!


Ainda bem que não são tantos os “narcisos” que se adoram acima de tudo. Que se acham o máximo, e vivem babando em cima de si mesmos. Até os invejados pelas outras pessoas que cobiçam seu estilo de vida; quase sempre estão descontentes com alguma parte do seu corpo ou com alguma coisa. Estar insatisfeito é muito bom, pois é uma condição básica do progresso, e muito saudável, pois sem essa sensação o mundo seria uma paradeira total.
O problema é com a insatisfação estéril.
Nós nos sentimos insatisfeitos e descontentes; porém ficamos paralisados e não tomamos atitude de mudança. Concentramos o pensamento na insatisfação criando para nós mesmos as correntes e as algemas das ideias fixas, que impedem até a evolução da espécie humana; pois somos seres interdependentes.
A cultura do pensamento mágico contribui para que nosso progresso seja lento e sofrido. Estamos descontentes e até tristes, mas ficamos esperando um golpe de sorte, um milagre na forma de remédios, por exemplo, que nos devolva a paz e o contentamento – pior quando vamos buscar isso na droga, no álcool.
Se nós estamos descontentes e insatisfeitos com alguma coisa, isso é bom desde que arregacemos as mangas e partamos para o trabalho de mudar o que não está nos satisfazendo. Não adianta nada ficar choramingando, ou na revolta contra o que não somos ou o que gostaríamos de ser.
No mundo atual todo cuidado com a insatisfação é pouco, pois: muita gente vive as custas de inventar objetos dos desejos e modas para tornar os outros mais insatisfeitos. Criam modelos de beleza, e de sucesso que não tem nada a ver com a realidade.
É urgente aprender a separar nossas insatisfações reais daquelas que foram plantadas na nossa cabeça pelas pessoas que comandam a mídia baseada em valores de consumo rápido.
A insatisfação negativa e o descontentamento podem se tornar algo bastante doentio.
Nas pessoas que sofrem de imaturidade psicológica ela pode causar desânimo, depressão, neurastenia, impotência sexual, perda da libido, medo, angústia existencial, e até pânico.
Tudo isso pode ser transferido para o corpo físico gerando doenças e pode até levar a morte. Pior, chegar nessa condição no pós-morte é condenar-se ao inferno da culpa, remorso, ideias fixas. Fixação mental.
Corremos o risco de levar uma vida inútil ao desperdiçar recursos intelectuais, tempo e esforço quando nos permitimos pensar de forma fixa apenas nas insatisfações. Graves distúrbios psicológicos podem se originar desse tipo de atitude se já houver predisposição.
Ideias fixas e repetitivas criam condições para doenças do tipo, neurose, paranóias, psicoses. Tanto deste lado da vida quanto do outro.
Além disso, as ideias fixas e as atitudes repetitivas levam ao isolamento e a solidão. Pois, as pessoas que parecem um disco furado sempre voltando ao mesmo ponto tornam-se muito chatas e logo passam a ser evitadas.
Ninguém suporta uma pessoa que só fala naquilo e volta e meia volta “praquilo”…
As soluções para reciclar a auto-imagem costumam ser simples e baratas:

• Mudar o visual de vez em quando é muito bom.
• Experimente mudar o estilo de suas roupas.
• Arrisque conhecer novas pessoas.
• Crie coragem para arejar as ideias.
• Jogue fora velhos preconceitos.
• Faça uma faxina em seus paradigmas e nas razões para viver.
• Aprender coisas novas pode dar um novo sentido a nossa vida.
• Descobrir a alegria e o prazer de viver está oculto nas coisas mais simples.

Quem não se aceita não vive - Américo Canhoto

3 comentários:

Jorge disse...

Ainda creio que para nos sentirmos satisfeitos conosco mesmo deve-se começar pela mudança interior, não pautado em resultados exteriores, mas ser feliz com o que se é.

Minha amiga, um excelente 2011 de muita paz, amor e felicidade!!

Um beijo

Sobrepuja - se disse...

Parabéns texto perfeito, gostei mto =)

Sara como foi seu ano? Eu te convido a escrever um pouco sobre o seu 2010!!! Pra entender melhor clique:
Aqui

Nana Andrade disse...

Olá, parabens por postar este texto, gostei muito de lê-lo.

E tb penso que é por ai sim o caminho, bjs
Nana Andrade
www.afetoseofertas.blogspot.com