sábado, 11 de fevereiro de 2012

Autenticidade


Hoje fazendo a lição de casa com meu filho de oito anos, deleitei-me com esta fábula antiga, adaptada por Ruth Rocha para as crianças. Achei-a muito apropriada para refletirmos juntos de nossos filhos o quanto eles devem ser autênticos para que possam optar por deixarem de lado determinadas opiniões ou julgamentos alheios. Pois é humanamente impossível agradar à todos. Fica a dica!

"Um velho resolveu vender o seu burro na feira da cidade. Como iria retornar a pé, chamou o neto para acompanhá-lo. Montaram os dois no animal e seguiram viagem.
Passando por umas barracas de escoteiros, escutaram os comentários críticos; "Como é que pode, duas pessoas em cima deste pobre animal!".
Resolveram então que o menino desceria, e o velho permaneceria montado. Prosseguiram...
Mais à frente estava uma lagoa e algumas velhas estavam a lavar a roupa. Quando viram a cena, puseram-se a reclamar; "Que absurdo! Explorando a pobre criança, podendo deixá-la em cima do animal."
Constrangidos com o ocorrido, trocaram as posições, ou seja, o menino montou e o velho desceu.
Tinham caminhado alguns metros, quando algumas jovens sentadas na calçada mostraram seu espanto com o que presenciaram; "Que menino preguiçoso! Enquanto este velho senhor caminha, ele fica todo prazeroso em cima do animal. Tenha vergonha!"
Diante disto, o menino desceu e desta vez o velho não subiu. Ambos resolveram caminhar, puxando o burro.
Já acreditavam ter encontrado a fórmula mais correta quando passaram em frente de um bar. Alguns homens que ali estavam começaram a dar gargalhadas, fazendo chacota da cena; "São mesmo uns idiotas! Ficam andando a pé, enquanto puxam um animal tão jovem e forte!"
O avô e o neto olharam um para o outro, como que tentando encontrar a maneira correta de agir.
Então ambos pegaram o burro e carregaram-no nas costas!!!"

Moral da História:
"QUEM QUER AGRADAR TODO MUNDO NO FIM NÃO AGRADA NINGUÉM."

Nenhum comentário: