domingo, 11 de março de 2012

Contra a depressão


Estudando a depressão, percebi que há algumas maneiras para evitarmos esta patologia, que causa sérios problemas na vida social e espiritual de milhares de pessoas. 
Penso e acredito que jamais nos deve faltar...
 
RELIGIOSIDADE

O estudo de uma religião esclarecida traz a conformação, o sentimento de fraternidade e o perdão. Ajuda a aceitação de doenças, deficiências e a morte de alguém que se gosta. Sabendo que tudo é temporário e que nenhuma dor, carência, deficiência ou doença é eterna, torna-se mais fácil viver neste planeta.


PERDA DO ORGULHO

A pessoa orgulhosa possui uma predisposição maior à depressão. Ofende-se facilmente, isola-se das pessoas com quem não tem afinidade e sente-se vítima do mundo sem nunca praticar uma auto-análise necessária para um maior entendimento das situações. 

A humildade não nos dá brechas para ofensas ou mágoas inúteis.

PERDA DO EGOCENTRISMO

Pessoas muito centradas em si mesmo, sofrem demasiadamente quando não recebe atenção que acha que merece. Criança ou jovem muito mimado não consegue aceitar a indiferença do mundo aos seus desejos. Esta é uma das grandes causadoras dos estados depressivos. Quando direcionamos nossas atenções aos outros e ao que está à nossa volta, sentimos felizes em sermos úteis e esquecemos nossas próprias dores.


TRABALHO

A mente ocupada em um trabalho prazeroso e recompensador não permite a depressão.


OTIMISMO

Um dos melhores fatores antidepressivo é o otimismo, porque a pessoa observa o mundo que o rodeia de forma sempre positiva impedindo o aparecimento de  focos de baixo-estima que gera a depressão.


PERDÃO

Você sabe perdoar? O ato de perdoar não é apenas uma recomendação religiosa, é mais uma atitude terapêutica e preventiva contra males maiores do que o mal recebido. O esquecimento do mal é uma atividade de um coração generoso. Perdoar a si mesmo é entender que errar faz parte da vida e do crescimento, é aceitar a sua condição humana.


ACEITAÇÃO

Aceitar o que é inevitável na vida, como a morte, perda da juventude, deficiência física ou invalidez. Também mudança de nível social, de ambiente, etc. A aceitação é também a compreensão de que tudo que acontece ao nosso redor são instrumentos que nos conduzem ao amadurecimento espiritual.



A pessoa que possui muita fé em si mesmo e em Deus, possui a maior vacina contra a depressão, pois ela é o oposto de todos os sintomas que trazem a doença.


Enfim, todo o sofrimento do homem tem origem no afastamento de sua LUZ INTERIOR. 

Quando Deus fica longe de nossa vida, ficamos afastados da alegria de viver.
Portando, busque o auxílio divino e jamais se esqueça do terapeuta...

Busque a felicidade nas coisas mais simples da vida. 

Pois você nasceu para ser feliz!

Nenhum comentário: