terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Amor para toda a humanidade ...


Mahatma Gandhi libertou a Índia da dominação da Inglaterra valendo-se do discurso da não violência e do uso da Verdade. Segue abaixo alguns ensinamentos deste grande mestre.

1 -  O desejo sincero e profundo do coração é sempre realizado; em minha própria vida tenho sempre verificado a certeza disso.
2 – Estou convencido de minhas próprias limitações – e esta convicção é minha força.
3 – No meio das humilhações e da derrota de uma vida tempestuosa, sou capaz de manter a minha paz, graças à subjacente fé que tenho em Deus, traduzida como Verdade.
4 – Não é dado ao homem conhecer a Verdade total; o seu dever está em viver de acordo com a Verdade na medida que ele a percebeu.
5 – Num sentido estritamente científico, é Deus a base tanto do bem como do mal; dirige o punhal do assassino bem como o bisturi do cirurgião.
6 – A experiência me ensinou que, para um adepto da Verdade, o silêncio faz parte da disciplina espiritual.
7 – Bem sei que muitos se dizem artistas, e como tais são conhecidos – e contudo não há em suas obras um vestígio de surto de alma, nem de inquietude.
8 – A verdadeira beleza consiste, acima de tudo, na pureza do coração.
9 – O auto sacrifício de um único homem é milhões de vezes mais poderoso que o sacrifício de um milhão de homens que morrem matando os outros.
10  – A minha vida é um todo indivisível, e todos os meus atos convergem uns nos outros; e todos eles nascem do insaciável amor que tenho para com toda a humanidade.

Fonte: Livro “Mahatma Gandhi”- Humberto Rohden

Nenhum comentário: